sexta-feira, 1 de maio de 2015

Dia do Trabalho

1º de maio, uma data importante para nós trabalhadores, dia em que é comemorado o Dia do Trabalho. Além do Brasil, em vários países também se comemora com feriado nacional, festas, manifestações, passeatas e eventos reivindicatórios.

Para entender melhor esse marco, vejamos como tudo aconteceu, o fato ocorreu no século passado, especificamente em 1º de maio de 1886 em uma indústria na cidade de Chicago (EUA). Neste dia, milhares de trabalhadores foram ás ruas reivindicar seus direitos que até então não tinham, eles queriam a redução da jornada de trabalho que era massacrante, de treze para oito horas por dia. Neste mesmo dia aconteceu nos Estados Unidos uma paralisação geral dos trabalhadores.

Isso foi só uma ponta do Iceberg! Após dois dias, houve um novo confronto entre trabalhadores e policiais que terminou em tragédia, morte de alguns dos manifestantes, aguçando ainda mais a indignação dos trabalhadores, que não deixaram por menos, enfrentaram novamente os policiais, e desse confronto resultou na morte de sete deles.  Os policiais consideraram isso uma afronta, e logo começou a fuzilar grupos de reivindicadores, matando doze dos manifestantes e deixando dezenas feridos.

Um grande marco na história de luta dos trabalhadores. Os que morreram em conflitos foram homenageados na capital francesa em 20 de junho de 1889, e assim nasceu o Dia Mundial do Trabalho, que é comemorado sempre no dia 1º de maio de cada ano.

No Brasil

Depois desses acontecimentos, muitas coisas mudaram. Na década de 40 dois fatos importantes aconteceram no Brasil, sendo que o primeiro ocorreu em 1º de maio de 1940, onde o presidente Getúlio Vargas criou o salário mínimo, e o segundo não menos importante em 1941 na mesma data foi criada a justiça do trabalho, destinado a resolver questão de direito trabalhista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você sabe se vestir para uma entrevista de emprego?

Olá, pessoal!                                                                Reprodução google Muitas pessoas Têm dúvids de como ...